sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aspectos Socioeconômicos



 Principais produtos exportados :
•••  petróleo
•••  bauxita
•••  alumínio
•••  aço
•••  químicos
•••  produtos agrícolas
•••  básicos manufaturados

Principais parceiros de exportação:
••• Estados Unidos (46,2%)
••• Antilhas Holandesas (13,5%)
••• China (3,2%)

Principais produtos importados:
•••  matéria-prima
•••  máquinas e equipamentos
•••  equipamentos de transporte
••• materiais de construção

Principais parceiros de importação
:
••• EUA (30,6%)
••• Colômbia (10,2%)
••• Brasil (10,1%)
••• México (5,9%)
••• China (4,9%)

CARACTERÍSTICAS DE MERCADO :


A Venezuela se constitui como uma economia altamente dependente de receitas da exportação de petróleo, que representam cerca de 90% do lucro das exportações, mais de 50% das receitas de orçamento federais, e aproximadamente 30% do PIB. 
Com a ajuda dos altos preços do petróleo, somados aos gastos de governo, o crescimento do PIB apresentou uma elevação significativa em 2004 e 2005, de aproximadamente 18% e 11%, respectivamente. O crescimento econômico em 2006 chegou a, aproximadamente, 9%. Os gastos 
governamentais, combinados com o aumento de salários e o  acesso melhorado ao crédito doméstico, criaram as condições para um boom de consumo – as vendas de carro em 2006 aumentaram cerca de 70% - mas vieram às custas de elevadas taxas de inflação.  
Apesar de tentativas do governo de retirar liquidez da economia, a provisão de dinheiro da Venezuela estabeleceu um recorde em Junho de 2006, por volta de 70% maior do que no ano anterior. As importações também cresceram significativamente. 
A Venezuela é um importante mercado para os países exportadores de bens e serviços. A importação venezuelana compreende uma variada gama de produtos, que inclui desde alimentos de primeira necessidade, matérias-primas, produtos intermediários, maquinaria, até artigos de 
luxo.  Embora as compras venezuelanas do Brasil tenham aumentado nos últimos anos, recomenda-se às empresas que desejam entrar naquele mercado, ou mesmo aumentar sua participação como fornecedores, atender a alguns princípios básicos de marketing, como a promoção adequada de produtos a preços competitivos; condições interessantes de pagamento; capacidade de estoque para um rápido e seguro suprimento de mercadorias e de peças de reposição, sempre que necessário. Embora os impostos e taxas de importação e as formalidades para desembaraço aduaneiro sejam da responsabilidade do importador venezuelano, este último desconhece, muitas vezes, não só a classificação aduaneira como também os tributos incidentes sobre mercadorias importadas, ou não acompanha as modificações ocorridas na legislação do país. O empresário brasileiro não 
dever esperar, por exemplo, que o pequeno importador local tenha conhecimento de que determinado produto goza de tarifa preferencial mais  baixa quando originário e proveniente do Brasil; caberá ao exportador alertar o comprador para esse fato e explicar as vantagens que têm, em termos de preços, os produtos beneficiados por concessões no âmbito da ALADI. 11
FIEMG/CIN                 
                                     

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