Principais produtos
exportados :
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petróleo
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bauxita
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alumínio
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aço
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químicos
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produtos agrícolas
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básicos manufaturados
Principais parceiros de exportação:
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Estados Unidos (46,2%)
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Antilhas Holandesas (13,5%)
•••
China (3,2%)
Principais produtos importados:
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matéria-prima
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máquinas e equipamentos
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equipamentos de transporte
•••
materiais de construção
Principais parceiros de importação:
•••
EUA (30,6%)
•••
Colômbia (10,2%)
•••
Brasil (10,1%)
•••
México (5,9%)
•••
China (4,9%)
CARACTERÍSTICAS DE MERCADO :
A
Venezuela se constitui como uma economia altamente dependente de receitas da
exportação de petróleo, que representam cerca de 90% do lucro das
exportações, mais de 50% das receitas de orçamento federais, e
aproximadamente 30% do PIB.
Com
a ajuda dos altos preços do petróleo, somados aos gastos de governo, o
crescimento do PIB apresentou uma elevação significativa em 2004 e 2005,
de aproximadamente 18% e 11%, respectivamente. O crescimento econômico em
2006 chegou a, aproximadamente, 9%. Os gastos
governamentais,
combinados com o aumento de salários e o acesso melhorado ao
crédito doméstico, criaram as condições para um boom de consumo – as
vendas de carro em 2006 aumentaram cerca de 70% - mas vieram às custas de
elevadas taxas de inflação.
Apesar
de tentativas do governo de retirar liquidez da economia, a provisão de
dinheiro da Venezuela estabeleceu um recorde em Junho de 2006, por volta
de 70% maior do que no ano anterior. As importações também cresceram
significativamente.
A
Venezuela é um importante mercado para os países exportadores de bens e
serviços. A importação venezuelana compreende uma variada gama de
produtos, que inclui desde alimentos de primeira necessidade,
matérias-primas, produtos intermediários, maquinaria, até artigos de
luxo.
Embora as compras venezuelanas do Brasil tenham aumentado nos últimos
anos, recomenda-se às empresas que desejam entrar naquele mercado, ou
mesmo aumentar sua participação como fornecedores, atender a alguns
princípios básicos de marketing, como a promoção adequada de produtos a
preços competitivos; condições interessantes de pagamento; capacidade de
estoque para um rápido e seguro suprimento de mercadorias e de peças de
reposição, sempre que necessário. Embora os impostos e taxas de importação
e as formalidades para desembaraço aduaneiro sejam da responsabilidade do
importador venezuelano, este último desconhece, muitas vezes, não só
a classificação aduaneira como também os tributos incidentes sobre
mercadorias importadas, ou não acompanha as modificações ocorridas na
legislação do país. O empresário brasileiro não
dever
esperar, por exemplo, que o pequeno importador local tenha conhecimento de
que determinado produto goza de tarifa preferencial mais baixa
quando originário e proveniente do Brasil; caberá ao exportador alertar o
comprador para esse fato e explicar as vantagens que têm, em termos de
preços, os produtos beneficiados por concessões no âmbito da ALADI. 11
FIEMG/CIN
nao me ajudou!!
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